sexta-feira, 19 de julho de 2013

Dicas para encurtar os caminhos até a carreira militar




Para cada uma das três forças militares - Exército, Marinha ou Aeronáutica - existem mais de uma opção para ingressar na carreira. Há, por exemplo, diferentes academias, que exigem pré-requisitos diversos como a formação completa do Ensino Fundamental, Médio ou curso superior em Medicina, Enfermagem, Contabilidade, Administração, entre outras.

Isso quer dizer que, antes mesmo de iniciar a busca por informações ou orientações sobre como fazer para seguir a carreira militar, o mais importante é ter decidido em que área quer atuar dentro deste cenário. Para quem quer entrar desde cedo na vida militar, começar pelas instituições que exigem o Ensino Fundamental completo é a melhor opção.

As vagas nessas escolas, como o Colégio Naval, por exemplo, são muito disputadas, os candidatos que conseguem entrar recebem treinamento militar. Além disso, quando termina o Ensino Médio, a grande maioria é automaticamente admitida em uma Academia de Formação de Oficiais.

Em cada concurso são testados os aspectos intelectuais de acordo com cada área, mas a capacidade física é fundamental e cada candidato será testado em exames específicos para essa aptidão. Dentre as maiores dificuldades para a carreira militar a disciplina é fundamental. Além disso, o militar terá uma vivência nacional, necessitando se mudar durante alguns períodos para diversos Estados do país.

Os interessados no militarismo também têm nas Academias mais uma opção para seguir a carreira. Durante os estudos nessas escolas, o aluno recebe uma quantia mensal para alimentação, vestuário e assistência médica gratuita. O aspirante a oficial estuda em regime de internato (dorme na Academia durante a semana e vai para casa nos finais de semana).

Já para uma graduação mais específica, existem os cursos de Engenharia na área militar, especialmente os oferecidos pelo ITA e IME. Você pode conhecer mais sobre cada um dos cursos aqui: www.ime.eb.br ou www.ita.br.

Nenhum comentário:

Postar um comentário