sexta-feira, 28 de junho de 2013

Você já escolheu que carreira vai seguir quando entrar na AFA? Entenda melhor agora sobre elas




Além de estar preparado para garantir uma vaga na AFA, é importante estar preparado também para decidir qual carreira você vai seguir após sua aprovação no concurso. Por isso, estamos compartilhando um pouco da história de cada carreira da AFA. Você vai descobrir mais sobre as profissões de Oficial Aviador, Oficial Intendente e Oficial Infantaria.

O Oficial Aviador é aquele que conclui o curso de formação de Oficiais Aviadores da Academia da Força Aérea. Quando o aluno finaliza o curso, recebe os graus de Bacharel em Ciências Aeronáuticas, com habilitação em Aviação Militar, e Bacharel em Administração, com ênfase em Administração Pública. A principal missão deste profissional é contribuir para a soberania do espaço aéreo brasileiro, com uma rotina muito dinâmica, atuando em diversas frentes como lançamento de paraquedistas, aulas de educação física na base ou ficar na seção de sobreaviso para atender algum chamado, entre outras atividades.  

No que diz respeito ao voo em si, o Oficial aviador poderá se especializar na parte em que tiver mais entrosamento, como: aviação de helicóptero, aviação de caça, aviação de transporte, aviação de reconhecimento ou patrulha, além de outras. Cada uma delas representa uma atividade bem específica, com objetivos distintos. É importante que o candidato entenda que vai escolher, enquanto piloto, o setor que deseja atuar levando em consideração o que ele tem como principal aptidão.

Para a carreira de Oficial Intendente é importante saber que esse profissional será responsável pela Administração na área militar. Atuando nos setores de licitações, finanças, materiais, subsistência, patrimônio e controle. Com graus de Bacharel em Ciências da Logística, com habilitação em Intendência da Aeronáutica, e Bacharel em Administração, com ênfase em Administração Pública.
A atividade ligada à Intendência representa o suporte a todas as atividades realizadas pela Força Aérea. Tudo depende de um planejamento ou preparação que é efetivada pelos profissionais desta área. Os Oficiais Intendentes, por exemplo, vão antes aos locais das missões para entender e registrar tudo o que será necessário, definindo previsões de alimentação, de fardamento, é ele quem efetua o pagamento dos militares, entre outras ações. A Intendência é responsável por toda esta área administrativa. 

Já os Oficiais de Infantaria, são aqueles que irão operar nos Batalhões de Infantaria da Aeronáutica, atuando no planejamento e na execução dos planos de segurança e defesa das unidades aéreas. Possuem os graus de Bacharel em Ciências Militares, com habilitação em Infantaria da Aeronáutica, e Bacharel em Administração, com ênfase em Administração Pública. 

A Infantaria representa para as Forças Militares a salvaguarda. São esses profissionais que fazem a segurança dos voos, não apenas com salvamento e resgate, mas executando também saltos de emergência. É considerada uma carreira emocionante e dinâmica, pela maioria dos que a compõem.  

Nenhum comentário:

Postar um comentário