sexta-feira, 14 de junho de 2013

Mulheres de farda: elas são um número cada vez maior nas forças armadas







Já não é de hoje que as mulheres conquistaram seu espaço na sociedade e principalmente no mercado de trabalho. No cenário militar não é diferente, e, atualmente, a participação feminina nas forças armadas nacionais está cada vez maior. A grande maioria é movida pelas características próprias das carreiras: bons salários, benefícios extensivos a toda família e estabilidade.

De acordo com o Ministério da Defesa, cerca de oito mil mulheres estão empregadas na Marinha, no Exército ou na Aeronáutica, correspondendo a 2,6% do efetivo das forças armadas nacionais. Uma das dicas mais importantes para as moças que querem seguir as carreiras militares é que avaliem se estão enquadradas em determinadas características, ou se estariam dispostas a se adequar a certos critérios de rotina como:

- Ter aguçado senso de responsabilidade;

- Ser pontual;

- Saber receber e acatar ordens;

- Ser organizada e até metódica, no sentido de saber, ou conseguir coordenar tarefas e ações que exijam método, ordem e disciplina;

- Ter equilíbrio emocional e autoconfiança.

Fazer essa autoanálise já é um passo importante para dar continuidade a um projeto de tamanha importância como essa profissão.

Na Marinha a presença feminina é marcante

Em outubro de 2012 foram celebrados os 30 anos de ingresso da mulher na Marinha do Brasil. Diversas comemorações foram realizadas em todo o país para não deixar a data passar em branco. Na Marinha, as candidatas desenvolvem carreiras, principalmente, nas áreas de medicina, apoio à saúde, engenharia, arquitetura, construção civil, pedagogia, contabilidade, administração, direito, história, comunicação social, biblioteconomia, informática, economia, serviço social e psicologia.

Para aquelas que querem seguir carreira na Força Armada compartilhamos algumas dicas: para ingressar, é necessário participar de Processo Seletivo (PS); é necessário já ter a formação em nível técnico, ou nível superior, dentro das áreas solicitadas pela Marinha. As mulheres não seguem o mesmo caminho que os homens para ingressar na Marinha. Você pode saber um pouco mais acessando também o blog MULHERES A BORDO, feito para aquelas que querem conquistar esse sonho: http://mulhernamarinha.com.br/?p=326

Nenhum comentário:

Postar um comentário